Nota importante

"Nota importante: estas informações provavelmente não são para você a não ser que você assuma total responsabilidade por sua vida e criações" Adamus Saint-Germain

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Arrogância e humildade

A arrogância é a postura e comportamento daquele que quer ser mais do que é. Sente-se incompleto, diminuído ou até mesmo envergonhado ou humilhado por não ser, ter ou viver como gostaria, não suportando a ideia de o verem da maneira que ele mesmo se vê. Sofre por não aceitar a si ou suas condições como são, compara-se com aqueles que adotou como modelos de perfeição e usa de artifícios comportamentais para tentar se sentir superior ao que rejeita.

A arrogância é uma forma negativa de tentar elevar a própria autoestima diminuindo o outro, ao invés de desenvolver o amor próprio. Por esta razão o arrogante traz muitos conceitos e críticas em relação à aquilo que rejeita no outro, buscando assim se sustentar em um patamar mais elevado, convencendo a si mesmo de que é melhor, mais sábio ou mais perfeito do que seus sentimentos mais íntimos podem lhe dizer.

A arrogância não é privilégio de nenhum tipo de pessoa específica ou de alguma classe social, mas uma distorção de caráter que pode estar presente em maior ou menor grau nos comportamentos de qualquer um que não se aceite como é.

A humildade por sua vez é o oposto da arrogância, é a característica daquele que está em paz e se aceita exatamente como é, sem comparações ou necessidade de se sentir superior a ninguém. O verdadeiramente humilde se vê em verdade e não se rejeita por não ser, ter ou viver algo tão bom quanto alguém. Ao invés disso, se sente inteiro e pleno como é.

O humilde prefere aprender com seus erros e mudar do que se culpar, se calar do que acusar, agradecer a se defender. Por cultivar amor em seu coração é capaz de rir de si, de se perdoar e de se aceitar como é, com tudo que traz em si. Não se baseia em aparências, conquistas ou artificialidades para se sentir bem, pois se aceitou e encontrou a paz em si.

A humildade não é privilégio de nenhum tipo de pessoa específica ou de alguma classe social, mas uma virtude que pode estar presente em maior ou menor grau no comportamento de qualquer um que se aceite como é e se apresente em verdade, sem máscaras ou preocupações sobre como prefere ser visto.

Por não ter o que esconder, o humilde é extremamente seguro, enquanto o arrogante é inseguro. Acolhe enquanto o outro rejeita. Busca o conteúdo ao invés da aparência. Vê a todos como iguais, enquanto a dor da rejeição que o arrogante traz em si faz com que este esteja sempre se comparando e buscando se sentir melhor.

A arrogância também pode estar presente de maneiras muito sutis, disfarçadas e encobertas por um "verniz" de humildade. Por exemplo, quando temos dó, quando dizemos que o outro está errado por nossos valores serem mais "elevados" que o dele, por sermos mais simples e não esbanjarmos com algum luxo, ou por nos sentirmos mais espiritualizados que alguém.

Deixa de ser arrogante aquele que supera a sua vaidade, que se vê e se apresenta sem filtros, que se aceita sem se enaltecer e se ama sem se comparar.

Em Paz,
Rodrigo Durante.


Sem amor próprio nos diminuímos e vivemos em comparação, querendo do outro a aceitação que não conseguimos nos dar.


#terapiamultidimensional #consciência #realização #autotransformação #pazinterior #equilíbrio #meditação #despertarespiritual #perdão #amor #paz