Nota importante

"Nota importante: estas informações provavelmente não são para você a não ser que você assuma total responsabilidade por sua vida e criações" Adamus Saint-Germain

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Nervosismo e irritação

Viver em total equilíbrio emocional não é uma tarefa fácil, talvez sequer seja possível. Ainda assim, é possível viver uma vida com mais leveza e razoavelmente equilibrada se formos capazes de ao menos compreender o que se passa em nosso mundo interior, nossas posturas, mentalidades e emoções, baseados na simples vontade de ser e viver melhor, de lidar com nossas questões antes que elas interfiram negativamente na vida do outro.

Existem dois padrões psicológicos que se não forem observados atentamente, podem causar muitos problemas para todos: o nervosismo e a irritação. O nervosismo é um estado de ansiedade ou tensão, geralmente causado por uma situação ou expectativa que é percebida como ameaçadora ou desafiadora. Já a irritação é um sentimento de frustração ou descontentamento, geralmente causado por algo que é considerado incômodo ou desagradável.

Basicamente, uma pessoa pode estar nervosa antes de uma apresentação e pode tremer, gaguejar e ter dificuldade de lembrar o que ia apresentar. Já uma pessoa que está irritada com o conteúdo apresentado pode criticar ou vaiar. O nervosismo então tem um aspecto mais passivo ou implosivo, enquanto a irritação pode ser mais ativa ou explosiva.

Ambos padrões são pessoais e se originam de nós mesmos, o outro apenas participa do jogo que nós mesmos escolhemos jogar. O nervosismo e irritação interferem na nossa clareza e razão, influenciando negativamente em nossas interpretações e expressão. Nestes padrões, nos tornamos fechados e defensivos ou reativos e altamente "inflamáveis", prestes a explodir.

Existe também um aspecto vitimista nestas duas posturas, pois o mais comum é que alguém nervoso ou irritado culpe algo ou alguém por seu estado interior, não reconhecendo sua responsabilidade sobre seus sentimentos e criações. Por esta razão, a auto-observação é muito importante para reconhecermos quando não estamos no nosso melhor e lidar com o que quer que seja antes que isso se torne algo maior.

Dentre as causas de ambos podemos encontrar dores físicas, sofrimentos, medos, inseguranças, raivas e outras posturas psicológicas como autocobrança, disputas, discórdia, preocupações, frustrações, exigências etc. O nervosismo e irritação sempre irão esconder alguma questão interior nossa que acabou alimentando isso.

Uma vez que estamos neste estado ou que trazemos em nós algo guardado nesta sintonia, podemos atrair seres e energias de pessoas e ambientes que contribuem com a nossa escolha inconsciente de resolvermos as coisas neste padrão. Assim, nosso nervosismo e irritação podem se agravar e atrair pessoas e situações propensas a participarem de um descarrego destas energias através de conflitos e discussões que podem trazer mais sofrimentos futuros aos participantes.

Quando nos percebermos em um estado desses, é importante desapegar de qualquer pensamento ou história que estivermos alinhados no momento, sejam elas lembranças, análises, julgamentos, críticas ou acusações. Uma vez sem os pensamentos que validam tais sensações, basta perceber os sentimentos que estão por trás deles vibrando em nosso corpo, nos estimulando a tomar alguma atitude naquela frequência, mas sem tomarmos nenhuma ação.

Com este ato de consciência estamos nos desidentificando do nervosismo e irritação, percebendo-os separadamente de nós ainda que estejam em nosso corpo e espaço mental. Com isso e com algumas respirações conscientes, logo esta energia começa a se dissolver e nosso equilíbrio natural se restabelece!

Em Paz,
Rodrigo Durante.


O outro apenas participa das nossas escolhas.

#terapiamultidimensional #consciência #realização #autotransformação #pazinterior #equilíbrio #meditação #despertarespiritual #perdão #amor #paz