Nossa sociedade atual adotou um posicionamento prejudicial em relação ao trabalho. Dizemos que é o sistema, que "as coisas" são assim, mas quem é que cria "as coisas" senão nós mesmos?
Hoje, encaramos o trabalho como uma obrigação para se chegar a algum fim, na maioria das vezes, este fim é apenas ganhar dinheiro. Estamos literalmente vendendo nossa energia e tempo de vida por dinheiro para pagar nossas contas e conseguirmos coisas.
Nos obrigamos a fazer o que não queremos, a irmos além dos nossos limites, a não respeitar a nossa necessidade de descanso. Nos colocamos em uma postura competitiva para conquistar e garantir o que nos é de direito. Buscamos nos tornar "super-humanos" para termos mais condições e disposição para alcançar o sucesso. Passamos a acreditar que o dinheiro e sucesso são mais importantes que nossos princípios mais elevados, até mesmo que nossa saúde e equilíbrio interior, priorizando-os ante qualquer outra vontade ou necessidade nossa.
A nossa motivação para trabalhar foi totalmente distorcida pela ideia de que dependemos do dinheiro para tudo na vida. Assim, restringimos o tempo disponível para outras atividades importantes a um mínimo, sempre colocando o trabalho, ou melhor, a atividade remunerada, em primeiro lugar.
Não é à toa que temos hoje tantas doenças relacionadas com o trabalho e o estresse físico e mental, tanta frustração, depressão e o sentimento de falta de sentido na vida.
Para corrigir isso, devemos compreender o verdadeiro significado e importância do trabalho.
O dicionário nos traz diversas definições para a palavra trabalho. Uma delas é o ato de realizar uma atividade física ou intelectual. Outra, o esforço necessário para realizar uma tarefa. Pode ser também a produção, ou seja, o resultado de uma atividade. A que mais utilizamos, sem dúvida é atividade profissional remunerada, ou seja, um emprego ou profissão.
Mas espiritualmente falando, ou no nível do nosso propósito encarnacional, o que realmente é o trabalho? Por que estamos aqui?
Trabalho é a pura expressão dos nossos talentos. É o ato de sermos nós mesmos, colocando aquilo que trazemos de melhor a serviço da humanidade.
Todos temos aptidões. Todos somos bons em alguma coisa. Todos temos facilidades e amor por algumas atividades que fluem muito bem quando nos propomos a executá-las.
Se nos dedicássemos a estas atividades e as oferecêssemos aos outros com amor, nós estaríamos em um outro patamar como indivíduos e sociedade.
A preocupação com o dinheiro e a crença de que mais dinheiro nos trará mais felicidade, no entanto, nos fez desviar deste caminho de evidente realização. Na maioria dos casos, nós não acreditamos que aquilo que gostamos de fazer será valorizado pelo outro ou que somente com aquilo conseguiremos ter a vida que sonhamos.
Para este comportamento contribuem a nossa baixa autoestima, a falta de confiança em nós mesmos, a constante comparação com o outro ou com algum modelo de perfeição, o pouco valor que damos para nós ou àquilo que gostamos de fazer.
Desde as atividades mais simples às mais complexas, todas têm sua importância para a humanidade. Se estamos aqui, é porque temos algo de bom para contribuir. Não necessariamente com todos, mas para o todo. Nossos talentos são sempre para o bem de todos e da sociedade.
Com a coragem de seguir o nosso coração e a disposição de trabalharmos por amor ao que fazemos, certamente aquele que precisa de nós nos encontrará. Não importa a nossa idade, gênero, condição física, nível econômico ou social. Se estamos dispostos a servir, nossa ajuda sempre será bem-recebida por alguém.
Não existe serviço melhor do que aquele feito com amor. Não existe criatividade ou crescimento profissional maior do que aquele de quem está em equilíbrio com seu ser e ama o seu trabalho.
Enquanto expressamos nossos talentos, estamos nos alinhando com quem verdadeiramente somos. Estamos nos organizando internamente, nos abrindo para a criatividade e a sabedoria. Estamos espalhando amor e contribuindo para a paz e a alegria onde estivermos.
Existem pessoas com grande aptidão para limpeza e arrumação. Há aqueles que trabalham bem com os músculos. Outros se entusiasmam com desafios matemáticos. Alguns gostam de cuidar da saúde, enquanto outros gostam de cantar ou entreter. São muitas as atividades benéficas que o ser humano é capaz de desempenhar e todas são importantes para nós.
Assim, buscando ser a expressão da nossa essência, sempre poderemos contribuir com alguém. Sempre haverá um lugar para nós e sempre receberemos aquilo que precisamos para viver bem!
Em Paz,
Rodrigo Durante.
O trabalho está ligado a expressão do espírito na matéria, ao propósito mais elevado de estarmos aqui.
#terapiamultidimensional #consciência #realização #autotransformação #pazinterior #equilíbrio #meditação #despertarespiritual #perdão #amor #paz